Portugues Inglês Español
Clique para Voltar a Home
Busca:
Facebook Twitter You Tube Orkut
Selecione uma de nossas técnicas

 

  Introdução : Artes plásticas II

 

  Obras de Arte

 
  Datas Comemorativas

         • Páscoa
 

  Projetos

 

  Jogos e Brincadeiras

 
Manual do educador
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
 
Veja mais técnicas
para educadores
 
Educador(a), entre em contato conosco
através do email:educador@acrilex.com.br
Você está em: Home > Educadores > Edição 15 > Jogos e Brincadeiras
Voltar
Jogos e Brincadeiras

A arte de recortar e colar - Oficina


É extremamente importante que as crianças, na fase inicial da aprendizagem, sejam estimuladas ao máximo para desenhar, recortar, colar, imprimir, pintar, cantar, improvisar, dançar, etc. e, nesta oficina de “Recorte e Colagem”, daremos algumas dicas pra facilitar o seu trabalho no dia a dia da sala de aula.




Dicas para recortar e colar


1) Utilização da tesoura



  • O professor deve observar como a criança pega a tesoura (o canhoto necessita de tesoura adaptada às suas necessidades), como manuseia o papel ou outro material para corte e como utiliza a cola. A partir dessas observações deve fazer as intervenções necessárias.
  • Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo: não oferecer botões e objetos que possam ser engolidos pelas crianças. Se necessário, redigir um combinado do que "pode e não pode" fazer durante as aulas, principalmente nas atividade de recorte e colagem. Cuidado para que eles não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.
  • Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: a mão dominante corta e a outra dá suporte, portanto deverá exercitar ao máximo as duas mãos.


2) Utilização da cola



  • As crianças pequenas estão desenvolvendo a coordenação motora, portanto, proponha atividades de recorte e colagem onde eles utilizem a Cola bastão, ela é mais seca e não faz sujeira. Elas só devem começar a utilizar as colas líquidas quando já tiverem melhor coordenação.
  • As colas brancas ou transparentes deverão ter bicos dosadores finos pois a quantidade de cola que sai é menor. Isso facilita a colagem.
  • Se, ao abrir a cola branca ou cola transparente, a criança perceber que o bico está entupido, ensine-a a desentupir. Ela deverá soltar o bico, passar um clip aberto de dentro para fora, fazendo com que a cola endurecida saia da ponta onde está alojada, deixando o orifício livre. Em seguida, deverá colocar o bico e proceder a colagem. Nunca deixe seu aluno cortar o bico porque a saída ficará enorme e a criança não conseguirá controlar a quantidade.
  • A pressão da mão também é importante na hora de colocar a cola. Se pressionar demais, a cola sairá em grande quantidade e, quando juntar as duas partes, vazará pelas laterais.
  • A Acrilex possui embalagem de cola branca com 250ml, 500ml ou 1000ml. Muitas escolas compram embalagens assim por serem mais econômicas. As professoras deverão encher os tubinhos de cola para que as crianças possam utilizar de maneira mais prática. Outra possibilidade é colocar uma pequena quantidade de cola num pratinho plástico ou tampinha e, cada criança, com um palitinho de dentes vai molhando na cola e passando no papel ou outra superfície que será colada.




  • Ao utilizar a Cola de EVA, ensine as crianças a colocar cola em toda a peça 0,5 para dentro das laterais. Deverão colocar pouca Cola de EVA para não vazar pelas laterais. Não devem ficar mexendo, devem esperar secar.
  • Cola quente jamais deverá ser utilizada por criança na Ed. Infantil ou Fundamental I. Na Educação Fundamental II ou Ensino Médio poderá ser utilizada desde que haja a supervisão direta do professor.
  • Para colar tecidos utilize a Super Cola Pano.
  • Para colar grãos é necessário que você tenha a figura desenhada na base e várias cores de grãos (feijão carioquinha, roxinho, preto, lentilha, ervilha, grão de bico, milho, arroz e outros). Passe bastante Cola branca ou Transparente na base e vá colocando os grãos um a um. Montando o trabalho. 
  • Para colar lãs e barbantes, tenha a figura desenhada na base. Passe bastante Cola branca ou Transparente e vá colocando os fios arrumadamente sobre ela. Espere secar bem.
  • Para fazer uma colagem com areia colorida você precisa ter a figura desenhada na base. Passe bastante Cola branca ou Transparente numa das partes do desenho e jogue a areia colorida. Espere secar bem, erga a base para eliminar o excesso.

Passe cola em outra parte do desenho, jogue a areia de outra cor, Espere secar e erga para eliminar o excesso.

Proceda dessa forma até que o desenho todo esteja preenchido com a areia colorida.

  • Na colagem com papéis finos (papel de seda, papel laminado, papel celofane, jornais, e revistas) utilize Cola bastão, se você utilizar a cola branca, quando secar ficará enrugado.

Na colagem com papéis mais grossos (cartolina, color set, cartão, canson, micro-ondulado, papelão e outros) utilize Cola branca ou Cola transparente.





Atividades de Recorte e Colagem

 

  • Recorte e Colagem - Formas geométricas variadas

Peça às crianças que recortem diferentes formas geométricas e colem aleatoriamente. O objetivo é fazer com que a criança se familiarize com as diferentes formas geométricas e comece a desenvolver o trabalho de composição e harmonia.

Ela desenvolverá a coordenação motora, a atenção, a noção de espaço, a relação com as cores e contrastes, a limpeza na elaboração do trabalho e a noção de proporção.









  • Recorte e Colagem com triângulos

Sugira que recortem triângulos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata. O objetivo é fazer com que o aluno entenda que qualquer figura geométrica que tenha três lados é um triângulo, independente do tamanho dos lados, dos ângulos ou da posição.

Neste trabalho, além de desenvolver as habilidades e conteúdos elencados na atividade “a”, também desenvolverá o trabalho de sobreposição e trabalho com monocromia.














  • Recorte e Colagem com quadrados e retângulos

Proponha que recortem quadrados de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata.

Neste trabalho os alunos trabalharão as habilidades e conteúdos das atividades “a” e “b”. Trabalharão também com duas formas geométricas ao mesmo tempo (quadrados e retângulos). 









  • Recorte e Colagem com círculos

Peça que recortem círculos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata.

Recortar círculos para as crianças é mais difícil, portanto peça a elas que risquem utilizando tampinhas, embalagens redondas de tintas, etc.

Nesta atividade, apesar de ser uma composição abstrata, é importante que as crianças aprendam a centralizar um círculo no outro, colar outros na tangente, trabalhar com contrastes e abusar da criatividade. 















  • Recorte e Colagem - Figura geométrica decomposta

Oriente as crianças para que desenhem uma figura geométrica. Recorte.

Faça várias linhas na parte de trás da figura e recorte. As linhas podem ser retas, sinuosas, poligonais, mistas, etc. 

Cole as partes sobre a folha de base (cartolina) deixando um espaço entre elas. É muito importante que a criança não perca a forma inicial, isto é, se ela deixar de um lado mais espaço entre as partes que o outro, a figura vai se deformando e entortando, portanto é necessário bastante atenção para manter a forma inicial.

Essa atividade desenvolve a atenção visual, a direção e o espaçamento.













  • Recorte e Colagem – Figura fragmentada

Escolha uma figura de gibi, revista ou imprima da internet. Recorte-a em várias partes (figuras geométricas). Cole as partes sobre uma base (cartolina ou color set), deixando um espaço entre as partes.

Nesta atividade as crianças deverão prestar bastante atenção, é como um quebra-cabeças, portanto, se alguma parte for colocada fora do lugar, a figura inicial não se formará.









  • Recorte e Colagem – Mosaico

Nesta atividade as crianças deverão recortar papel de seda de várias cores e colar sobre uma base (cartolina). Para isso utilize a Cola bastão que é mais seca e não deixará os papéis úmidos e enrugados.

Em seguida, recorte um tronco de árvore e galhos no papel color set preto e cole sobre o mosaico. Por último, cole outros papéis como se fossem folhas, flores ou frutos.

Nestas produções as crianças trabalharão a composição, sobreposição e contraste. Se o tronco não for de uma cor totalmente diferente do mosaico feito na base, a proposta não acontecerá pois as cores se misturam visualmente.








  • Recorte e Colagem - “Paisagem com casas”


  • Jornal preto e branco sobre fundo preto

Material: papel color set preto, jornal, Cola bastão, Crystal cola preta e tesoura.

Modo de fazer: Recorte as montanhas, nuvens, raios do sol, árvores e portas das casas no jornal. As casinhas, o trem e o sol no papel color set preto. 

Com cola bastão monte a paisagem. 

Finalize com Crystal cola preta.


  • Jornal colorido sobre fundo pintado com giz de cera

Material: cartolina branca ou papel canson, jornal (partes coloridas), Cola bastão, Giz de cera triangular ou “Meu 1º giz” e tesoura.


Modo de fazer: Com Giz de cera triangular ou “Meu 1º giz” pinte a cartolina ou papel canson (fundo da paisagem).

Recorte os elementos da paisagem no jornal (partes coloridas).

Com Cola bastão cole todas as partes.







  • Paisagem – Papéis coloridos rasgados

Material: cartolina, papel color set várias cores, Cola branca e Crystal cola.


Modo de fazer:  Pegue um pedaço de cartolina e cole sobre ela o papel color set azul (céu), para isso utilize a cola branca.

Sobre o azul cole as montanhas – papel color set verde rasgado (vários tons). 

Recorte as casas, nuvens, árvores e sol, sempre rasgando com as mãos. Cole sobre o trabalho.






  • Papel colorido sobre fundo pintado com Giz de cera

Material: cartolina branca, papel color set várias cores, Big canetas Hidrocor, Cola branca, Crystal cola, Giz de cera triangular ou “Meu 1º giz” e tesoura.


Modo de fazer: Pinte o fundo com Giz de certa triangular ou “Meu 1º Giz”.

Recorte formas geométricas coloridas e cole no trabalho (casas). No color set preto recorte os telhados e janelas. Cole.

Recorte os coqueiros no color set verde. Cole.

Faça os troncos com Big canetas hidrocor marrom. Dê acabamento com Crystal cola (sol, jangada e chão).











  • Paisagem com EVA

Material: EVA de várias cores, Cola para EVA, Crystal cola e tesoura.


Modo de fazer: Corte um retângulo no EVA azul marinho ou anil (céu).

Recorte a casa no EVA (várias cores). Cole sobre o fundo com a Cola de EVA. Passe pouca cola para não vazar dos lados.

Cole a parte verde (grama). 

Faça as estrelas e as flores com Crystal cola.









  • Paisagem com tecidos

Material: papelão, tecidos coloridos e lisos, feltro, Super cola pano, Crystal cola e tesoura.


Modo de fazer: Sobre um retângulo de papelão cole feltro azul ou tecido (céu).  Cole o feltro verde ou tecido (montanhas, vegetação).

Recorte no tecido estampado as demais partes e cole sobre o trabalho utilizando a Super cola pano.

Finalize com Crystal cola.




  • Colagem com areia colorida

Material: papelão, Cola branca e areia colorida de várias cores.


Modo de fazer: Risque a paisagem sobre o papelão.

Passe cola branca na parte superior (céu). Jogue a areia azul. Espere secar, jogue o excesso. 

Passe cola no coqueiro e jogue areia verde. Espere secar e tire o excesso. Proceda dessa forma (parte por parte) até que a paisagem esteja concluída.






Outras possibilidades:

- Colagem com barbantes, lãs, canudos, grãos, TNT, papel micro-ondulado, plástico, contas, lantejoulas, palitos de dentes, sorvetes, fósforos, lacres de latas de refrigerantes, algodão, estopa, serragem, aparas de lápis quando apontados, etc.




Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

www.iveteraffa.com.br