Portugues Español Español
Clique para Voltar a Home
Busca:
Facebook Twitter You Tube Intagram
Selecione uma de nossas técnicas

 

  Introdução: Bi e Tridimensão

 

  Obras de Arte

 
  Datas Comemorativas

         • Festas Juninas
 

  Projetos

 

  Jogos e Brincadeiras

 
Manual do educador
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
 
Veja mais técnicas
para educadores
 
Educador(a), entre em contato conosco
através do email:educador@acrilex.com.br
Você está em: Home > Educadores > Edição 17 > Jogos e Brincadeiras
Voltar
Jogos e Brincadeiras

     Bi e Tridimensão  


Dimensão – É a porção de espaço ocupada por um elemento.


I - Bidimensão – Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.


Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.


Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: 

Desenho (bidimensão) - lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.


Desenho com canetinha preta







Recorte e colagem plana ou Montagem plana (bidimensão) – papeis, tecidos, EVA, jornais, revistas, fotografias, etc + tesoura e cola como materiais auxiliares.


     Colagem com papéis sobre fundo de papel azul. Círculo preto + papéis coloridos.







Pintura (bidimensão) – guache, pintura a dedo, tinta a óleo, tinta nanquin, tinta acrílica, tinta de tecido, etc.


Pintura com tinta de tecido desenvolvido pelos alunos de período integral da Pref. Municipal de Cruzália Pta – SP - 2009






II - Tridimensão – As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.


Quando desenvolvemos algo em tridimensão geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.


Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel mache, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.




Desenvolvido pelo aluno Paulo Romão – 5º ano – Pref. Municipal de Cruzália Pta - SP





Objetivos da bi e tridimensionalidade

Entender a diferença entre algo bidimensional e tridimensional. 

Desenvolver a observação com o intuito de criar a partir dos materiais existentes.

Fazer as representações bi e tridimensionais com diferentes materiais e técnicas, expressando-se de forma criativa.



Materiais – Dicas

Lápis de cor e giz de cera - Para iniciar um desenho é importante que o aluno tenha o material em bom estado de conservação, isto é, os lápis pretos ou coloridos, devem ser apontados. A base onde o desenho será feito deve ser compatível com o material que será utilizado sobre ela, isto é, se for uma base muito lisa e brilhante, os lápis de cor ou giz de cera não pintam. Por mais que o aluno passe o lápis ou giz sobre a base, esta não ficará pintada como se deve.

Canetinhas - Quando for utilizar canetinhas, utilize as “Big Canetas Hidrográficas”, elas proporcionam traços finos, médios e largos, fazendo com que o resultado do trabalho seja mais estético e criativo.

Pintura a dedo - Ao utilizar a pintura a dedo, sempre que for mudar de cor, limpe o dedo para que uma cor não interfira na outra.

Guache - Para trabalhar com guache é importante ter um pratinho do lado para clarear ou escurecer a tinta sempre que necessário.

Colas - Para desenvolver trabalhos com recorte e colagem, tenha sempre tesoura sem ponta e cola de acordo com o material a ser colado, isto é:

- cola bastão para crianças pequenas e trabalhos realizados com papéis mais finos.

- cola branca ou transparente para crianças maiores e trabalhos realizados com papéis de gramatura maior (90 para cima).

- cola de isopor para trabalhos feitos com placas de isopor ou bandejas.

- cola de EVA – cola para colar trabalhos com EVA – As crianças deverão ser orientadas para utilizar pouca cola para que o acabamento fique melhor e a secagem seja mais rápida.

- cola para tecido (Super Cola Pano) – cola para colar tecidos e TNT.

f) Sucata -  Ao trabalhar com sucata é importante que as crianças saibam que, para iniciar um trabalho, é necessário que as sucatas estejam muito limpas. Separe as sucatas por tipos, caixinhas vazias, embalagens plásticas, arames pela grossura, papéis, tintas, etc. A partir do momento que o material está organizado e o tema definido, o aluno deverá observar todas as sucatas e planejar o que ele vai fazer e qual o material será necessário. Escolher as sucatas, pensar como juntá-las, realizar a junção. Encapar ou pintar, isso vai depender do que está sendo representado. Dependendo do material, é necessário passar uma demão de Base branca acrílica para artesanato ou Primer e, só depois de seco, é que a criança deverá pintar com gauche, tinta acrílica, plástica ou PVA.

Tema – Girassóis (Van Gogh)


Bidimensão Pinte o fundo com Acrylic Colors marrom na parte inferior (1/3) – técnica de pintura deslizada e azul e branco na parte superior (2/3) - técnica das batidinhas. 

Pinte com a mesma tinta em tons de rosa (pintura deslizada) o vaso. 

Pinte com a mesma técnica e o mesmpo tipo de tinta verde, as folhas, Coloque porções de tinta amarela e puxe com a ponta do dedo para formar as pétalas. Pinte os miolinhos com a tinta marrom e, finalize com Crystal Cola Metallic ouro.




Tridimensão – Flores - Marmorize o papel sulfite com Tinta Nanquin. Molhe o papel sulfite com água, jogue algumas gotas de Tinta Nanquin de cores diferentes e mecha a folha de maneira que as cores vão se misturando. Faça uma sanfoninha, una as pontas para montar os girassóis. Cole um círculo de papelão pintado de marrom e dê acabamento com Crystal cola.

Vaso - Passe Primer numa embalagem de shampú e, depois pinte com Tinta Acrílica. Faça o arranjo de girassóis dentro do vaso. 








Tema – “O quarto” – Van Gogh


Bidimensão – Inspire-se na obra de Van Gogh “O quarto” e faça a sua obra. Utilize as cores que mais gostar e pinte com Guache se for sobre papel ou Tinta Acrylic Colors se for sobre tela.




Releituras feita pelas alunas Daniele e Cynthia da EE Fulvio Abramo – Prof. Silnara

Tridimensão – Faça os moldes dos móveis em cartolina, recorte em isopor ou EVA mais grosso. Cole as partes com Cola de isopor e espere secar. Passe Primer, espere secar e pinte com Guache ou Tinta Acrílica. Pinte os detalhes com a mesma tinta e monte o quarto com as cadeiras, mesinha e cama feitos em isopor ou EVA.



Trabalho desenvolvido pela prof. Fernanda Ap. Estefano Bortolazo, com os alunos do 1º ano do Colégio EAC de Capivari, em 2009






Tema – Regatas – Monet


Bidimensão – Pintura em tampa de pizza inspirada na obra de Monet “Regatas” – Pinte o fundo (céu, vegetação e mar) com Guache ou Tinta Acrílica (técnica de pintura chapiscada ou pinceladas). Recorte os barcos no papel color set e cole sobre a pintura. Faça as texturas com Crystal cola. 






Tridimensão – Pinte as duas partes da tampa de pizza com Guache ou Tinta Acrílica, sendo que uma das tampas representará o céu e a outra o mar (técnica das pinceladas). Faça vários barquinhos a vela de dobradura ou recorte papelão e pinte. Cole por trás de cada um palito de sorvete e “espete” no mar. Coloque o “céu” por trás do mar, encaixando as tampas. Está montada sua releitura tridimensional da obra “Regatas” de Monet.




Trabalho desenvolvido na capacitação de professores da Pref. Mun. de Paraguaçú Paulista – SP, no ano de 2009 – Curso de Capacitação de Professores em Artes - UNIEDUCA



Tema – Habitação


Bidimensão – Recorte em papel, formas geométricas de vários tamanhos, várias cores, lisos e estampados. Antes de colar monte a casa, vila ou cidade sobrepondo as partes que serão coladas. Depois que viu que esta do seu gosto, as formas estão proporcionais, as cores combinam entre si, você pode iniciar a colagem.






Tridimensão – Junte caixas de sapatos, leite longa vida ou outras de papelão. Cole-as com cola quente ou fita dupla face. Faça os cortes das janelas e portas com estilete. Com pedaços de papelão faça o telhado, áreas externas, muros, janelas, portas, etc. Pinte toda a casa, telhado e muros com Guache ou Tinta Acrílica da cor que preferir. Cole a casa já pintada sobre uma placa grossa de papelão. Recorte vários retângulos de papelão pinte com Guache para formar os tijolinhos e cole sobre as paredes da casa. Pinte as “telhas” e cole sobre o telhado. Corte quadrados e retângulos pequenos, cubra com revista colorida ou pinte com guache e cole sobre o papelão (chão)



Trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Col. Municipal de Pedrinhas - SP 




Tema – Animais de grande porte


Bidimensão – Escolhido o animal que será representado bidimensionalmente, risque-o no papel colorido e rasgue sobre o risco. Proceda da mesma forma com os elementos que farão a composição do trabalho, isto é, chão, árvores, pássaros, borboletas, etc. Cole sobre a base (papel color set) e, com Big Canetas Hidrográficas finalize o trabalho. Se quiser, utilize a Crystal cola, pois o resultado é muito bonito.


Tridimensão – Separe Massinha Soft das cores do animal a ser representado. Vá modelando o corpo, cabeça, pernas, etc. Utilize as outras cores para fazer os olhos, manchas da pele, orelhas, etc.


Trabalho desenvolvido pelo aluno André Oliveira – 12 anos – Quatá - SP




Romero Britto trabalhado bi e tridimensionalmente


    Duas professoras trabalharam com seus alunos o mesmo projeto em cidades e estados diferentes. 


Bidimensional - A professora Floripes de Assis Duarte, de Botucatu – SP – Colégio Liceu Anglo Botucatu, trabalhou com seus anos do 9º ano A e B. Eles trabalharam com técnicas de pintura em tela. Utilizaram Tinta Acrílica, Marcador permanente, Crystal cola e Tinta Dimensional.

“Foi abordado o tema proposto em sala de aula e, para a tarefa de casa, os alunos fizeram uma pesquisa sobre o artista brasileiro Romero Britto para que os mesmos pudessem ter um primeiro contato e conhecimento sobre o estilo da pintura deste artista. Os alunos levaram o material pesquisado para a sala de aula, onde juntos, analisaram os tipos de linhas, cores e formas das obras. As pinturas foram produzidas em tela, onde os alunos expressaram sua criatividade interferindo nas cores, linhas e formas das obras pesquisadas. Foi feita uma exposição em sala de aula para uma breve análise desses elementos e posteriormente as pinturas vieram alegrar o ambiente da escola, onde todos (funcionários, professores, alunos, pais e visitantes) observaram os trabalhos e através desta observação também conheceram o artista brasileiro Romero Britto” – prof. Floripes Assis Duarte




Tridimensional – A professora Marianne Martins de Joinville – SC, trabalhou com os alunos dos 4ºs anos da E.B.M. Dr. Hercílio Malinowsky com o artista Romero Britto de maneira que os alunos modelaram esculturas com Papel Mache e, depois de secas, foram pintadas com Tinta Acrílica. As texturas foram feitas com Marcadores permanentes ou Crystal cola.

Os alunos amaram conhecer o artista brasileiro tão famoso no mundo todo pela sua pintura chamada de “Neopop”, um estilo que mostra cores vibrantes e composições ousadas, formas geométricas estampadas e contornos pretos.


Para o aluno Hans Thomas M. Hruschka foi muito legal a professora mostrar as imagens do artista e explicar a trajetória de Romero Britto antes de ser famosos. O aluno Klaivert Bibow descreveu que antes de esculpirem no papel mache, desenharam um esboço do que iriam modelar, recortaram o desenho e, após esticar a massa, com um palito transferiram o desenho e começaram a modelar a obra.

Depois de uma semana, pintaram as esculturas com cores alegres, fizeram os contornos das formas e as texturas. 


A professora Marianne M. G. S, Auburger, prof. de Artes da escola diz: “Busco sempre levar meus alunos a tomarem consciência da importância da Arte na vida do homem, Gosto de buscar como referencial a arte brasileira, o artista Romero Britto tem um traço artístico que agrada o público infantil. A equipe pedagógica acredita que na atualidade a leitura de imagem apresenta tanto valor quanto a leitura das palavras. Uma imagem tem muito a relatar e ser interpretada, pois carrega consigo inúmeras mensagens”.


Abaixo alguns trabalhos dos alunos do Colégio Dr. Hercílio Malinowsky de São Bento do Sul – Santa Catarina, onde utilizaram os produtos Acrilex.




Ivete Raffa

Arte educadora e Pedagoga

www.iveteraffa.com.br