Portugues Inglês Español
Clique para Voltar a Home
Busca:
Facebook Twitter You Tube Intagram Intagram
Selecione uma de nossas técnicas

 

  Introdução

 

  Obras de Arte

 
  Datas Comemorativas

         • Natal
 

  Projetos

 

  Jogos e Brincadeiras

 
Manual do educador
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
Clique para baixar o manual
Clique aqui para baixar o manual
 
 
Veja mais técnicas
para educadores
 
Educador(a), entre em contato conosco
através do email:educador@acrilex.com.br
Você está em: Home > Educadores > Edição 28 > Datas Comemorativas
Voltar
Datas Comemorativas

Para saber mais sobre o Natal e ter outras ideias, entre em “Datas Comemorativas” – Nas edições 13, 21 e 25 do site, você encontrará a história da data e várias atividades. 





Origem do Natal e o significado da comemoração

O clima Natalino aos poucos vai invadindo as casas e os corações das pessoas. Este é um dos momentos mais esperados para juntar família e amigos para comemorar. 

Época em que os sentimentos de amor, carinho, compreensão e confraternização prevalecem nos nossos corações.

É o momento em que despertamos nossos olhares para um significado bem maior que farra e diversão, o momento de pensarmos em nossas ações durante todo o ano e planejar novas ações para o ano que vai nascer.


O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. 

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.


A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel: origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 D.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.


A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Fonte: suapesquisa.com

01 – Anjo de kirigami


Material: EVA branco, papelão, papel sulfite, Tempera Guache: Amarelo , Azul e Branco, Tempera Guache Fantasia Metallic: Amarelo, Tinta Confetti, Crystal Cola Relevo Glitter: ouro, prata  e cristal, Crystal Cola Relevo Brilliant: Preto, Giz de Cera: Azul Claro, Marcador Permanente: Preto, Cola Branca, laço de cetim branco, olhos móveis e tesoura.

Modo de fazer:

a) Prepare Têmpera Guache Azul Claro misturando Branco e Azul. Pinte a tela. Depois de bem seca passe a Tinta Confetti com detalhes em azul.

b) Pinte 2 folhas de papel sulfite com Têmpera Guache Amarelo. Deixe secar bem e passe o Têmpera Guache Metallic Amarelo.

c) No EVA, recorte as asas e contorne-as com o Giz de Cera Azul Claro.

d) Corte as folhas de sulfite ao meio formando 4 tiras longas. Dobre ao meio, ao meio novamente e uma terceira dobra. 
Desenhe o bico que deseja recortar para enfeitar a roupa do anjo e recorte.

e) Cole as tiras sobre o papelão triangular começando por baixo formando camadas sobrepostas.

f) Corte um círculo e com o Marcador Permanente Preto faça a boca e cabelo do anjo. Cole os olhos móveis. Cole as asas na tela, depois o corpo e cabeça. 

g) Contorne as asas com a Crystal Cola Cristal e a roupa com a Crystal Cola Relevo Ouro. Faça a auréola com a Crystal Cola Prata e as notas musicais com a Crystal Cola Preta.

h) Finalize colando o lacinho no pescoço.


02 – Árvore com kirigami


Material: papelão, cartolina branca, Tempera Guache Fantasia Metallic, Tinta Confetti, Crystal Cola Relevo Glitter Ouro e Brilliant Vermelho, Branco, Azul e Amarelo, Tinta Fosca para artesanato, tesoura e pincel ref. 054, nº 12.

Modo de fazer:

a) Pinte o retângulo de papelão com a Tinta Fosca para Artesanato Vermelho. Faça uma moldura com Tinta Confetti. Faça texturas com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro.

b) Pinte a cartolina com Tempera Guache Fantasia Metallic Verde. Espere secar. Faça dobras paralelas (sanfona) e corte em diagonal. Abra e cole em camadas sobre um triângulo de papelão. Decore com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro e Metallic Branco, Vermelho, Verde e Azul.

c) Faça a estrela na ponta do triângulo com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro.


03 – Árvore com tampinhas


Material: Papelão, tampinhas, rolha, peças de “ligue ligue” ou macarrão, tampinha de Crystal Cola, Tempera Guache Verde e Vermelho, Decor Paint : Ouro, Crystal Cola Relevo Glitter: Ouro, Cola Branca, cordão dourado e lacinhos
 
Modo de fazer:

a) Corte dois retângulos de tamanhos diferentes no papelão. Pinte um de Verde e o outro de Vermelho. Cole-os.

b) Coloque as tampinhas, rolha, ligue ligue sobre um jornal e pinte com a Decor Paint Ouro. 

c) Use a Cola Branca para colar as peças e formar a árvore, estrela e o pé. Enfeite com a Crystal Cola Relevo Glitter Ouro.

d) Coloque o cordão para pendurar e enfeite com os laços.

Obs: Mesmo modelo pode ser feito usando o fundo das garrafas PET.


04 – Boneco de Neve


Material: duas bolas de isopor em tamanhos  diferentes, pedaço de papelão, Papel Machê, palitos de churrasco e de dente, Tinta Fosca para Artesanato: Branca, Laranja, Azul Bebê, dois botões pretos, Crystal Cola Relevo Brilliant: Preta, Marcador Permanente Marrom, galhos secos, sininho, gorro de tricô, trança com fios de lã e tesoura.

Modo de fazer:

a) Junte as bolas de isopor passando o palito de churrasco por elas e reforce com cola. Cole sobre o papelão.

b) Prepare o Papel Machê como descrito na embalagem. Modele sobre o papelão e as bolas de isopor. Espete um palito de dente para o nariz e modele também.

c) Depois de bem seco pinte com Tinta Fosca para Artesanato Branco e pequenas manchinhas de azul claro. Pinte o nariz com laranja e faça pequenos pontinhos marrons  com Marcador Permanente para desenhar a boca.

d) Espete os galhos formando os braços. Coloque um sininho para enfeitar. Cole os botões para os olhos e, com a Crystal Cola Relevo Preta, faça pontinhos formando a boca.

e) Um gorro de tricô e um cachecol de fios de lã em trança completam o boneco. 


05 – Lata “Noel”


Material: Lata, Primer p/ Metais e Pet, retalho de papel cartão, vareta de pipa, Tempera Guache: Verde e Vermelho, tira de EVA preto, fivela, Crystal Cola Relevo Glitter: Ouro, 2 lacinhos e Cola Branca.
 
Modo de fazer:

a) Passe Primer na lata e depois pinte com Tempera Guache Vermelho.

b) Recorte dois retângulos no papel cartão. Cole-os com a vareta de pipa entre eles. Desenhe as letras e pinte-as de 
Verde com fundo Vermelho, dos dois lados. Contorne-as com a Crystal Cola Glitter Ouro.

c) Monte o cinto com EVA preto e a fivela. Cole ao redor da lata.

d) Faça um furinho na borda e passe a vareta da pipa. Cole os lacinhos para arrematar. Fircará uma linda embalagem para presente ou biscoitos.


06 – Árvore de Natal 


Material: ela de 45X30 cm, papelão, Tempera Guache: Vermelho e Verde, Tempera Guache Fantasia Glitter: Verde e Vermelho, Crystal Cola Relevo Glitter: Ouro, Acripuff: Branco, Azul Caribe, Vermelho Fogo, Amarelo Limão, estrela dourada.

Modo de fazer:

a) Pinte a tela de vermelho. Ao redor faça uma margem  pintada com Tempera Guache Fantasia Glitter Vermelho. Contorne com pontinhos de Crystal Cola ouro.

b) Recorte 3 triângulos e junte-os com cola branca. Pinte-os de verde. Complete cobrindo tudo com Tempera Guache Fantasia Glitter Verde. Cole-os sobre a tela.

c) Faça linhas com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro imitando festão. Bolinhas com Acripuff (siga as instruções da embalagem para expandir). Cole a estrela.


07 – Guirlanda com flores (bico de papagaio) 


Material: tampa de pizza, juta, cola quente, Cola branca, cartolina, Tempera Guache verde e vermelho, Tinta Confetti, Crystal Cola Relevo Glitter Ouro, tesoura e pincel ref. 054, nº12.

Modo de fazer:

a) Recorte um aro na tampa de pizza com 4 cm de largura. Encape com juta.

b) Pinte um pedaço de cartolina com Tempera Guache Vermelho e outro com Tempera Guache Verde. Depois de seco, passe uma demão de Tinta Confetti.

c) Recorte flores no papel vermelho e folhas no papel verde.

d) Cole as folhas e as flores, decore com Crystal Cola Relevo Glitter.

e) Finalize com um laço de juta.


08 – Sinos de Natal


Material: garrafas PET, Decor Paint Cobre, Crystal Cola Relevo Glitter Ouro, fitas. Tesoura e cola quente.

Modo de fazer:

a) Corte garrafas PET, 12 cm abaixo do gargalo. Deixe-as com as tampinhas. Pinte com Decor Paint cobre.

b) Cole a fita na parte inferior do “sino”, faça um laço e cole dois “sinos” juntos.  Decore com Crystal Cola Relevo Glitter.

c) Se quiser, pendure bolas de Natal por dentro dos “sinos”.


09 – Caixinha de Natal - MDF 


Material: caixinha de MDF, Tinta Fosca para Artesanato Vermelho e Verde, Tinta Confetti, Crystal Cola Relevo Metallic Branco, Brilliant Vermelho e Glitter Ouro, Cola para EVA e Isopor, Papel colorset verde, Pincel ref. 054, nº 12 e tesoura.

Modo de fazer:

a) Pinte a parte inferior da caixinha de madeira com a Tinta PVA verde e a parte superior com vermelho.

b) Passe Tinta Confetti na parte inferior e pinte uma faixa de 2 cm na parte superior em toda a volta da tampa. 

c) Recorte velas e chamas em EVA e cole sobre a tampa da caixa com Cola para EVA ou Isopor.

d) Recorte folhas de azevinho no papel colorset verde, pinte com Tinta Confetti. Cole na tampa. Decore as folhas, as velas e a tampa da caixinha com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro.


10 – Garrafa decorada 


Material: arrafa de vidro, bolinhas de isopor, Decor Paint Ouro, Papel Machê, Tinta Fosca para Artesanato Verde e Vermelho, Crystal Cola Relevo Glitter Ouro, sementes, falhos, laços e Cola quente.

Modo de fazer:

a) Prepare o Papel Machê, seguindo as instruções da embalagem. Cubra as bolinhas de isopor com o Papel Machê. Espere secar e pinte com a Tinta Fosca para Artesanato Vermelho e Verde. 

b) Pinte a garrafa com Decor Paint Ouro.  

c) Cole os galhos e as sementes na garrafa com cola quente. Com as bolas de Papel Machê, monte o arranjo (pendure, cole na parte inferior da garrafa, enfim, crie o seu arranjo). Cole os laços e faça os acabamentos com Crystal Cola Relevo Glitter Ouro.

Crédito: As atividades foram criadas pela Arte educadora e Pedagoga – Glória Tommasi.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br